Ads468x60px

domingo, 13 de março de 2016

Penedo, a Pequena Finlândia na Serra Fluminense


No final do ano passado, eu estava naquele dilema de onde passar o réveillon. Não queria passar na Avenida Paulista (eu moro em São Paulo), tampouco queria enfrentar tumulto no litoral.

A Avenida Paulista já foi outrora um lugar legal de passar a virada do ano, ora porque a avenida era decorada com motivos natalinos, ora porque realmente havia um show de fogos de artifício bacana, ora porque havia uma programação interessante. O tempo foi passando, os tais bancos que lá faziam a decoração foram mudando de lugar ou apenas desistindo de gastar dinheiro com isso e devido a essa tal crise, a programação lá deixou de ser interessante.

Falar do litoral do Estado de São Paulo...melhor não. Tumulto, falta d’água, trânsito, água do mar poluída, fila nos mercados, padarias... Já foi o tempo que eu me dispunha a essa maratona.



Vendo esse horizonte, já estava me conformando a passar a ceia do ano novo por aqui mesmo, em casa, ou na casa de amigos, com a vantagem de uma tranqüilidade maior.
Eis que de repente uns amigos do interior do Rio me falaram que estavam indo passar a virada do ano em Penedo.  “Penedo? O que tem lá??”  - eu me perguntei.  Procurei na internet e vi que é um distrito do município fluminense de Itatiaia, a poucas horas da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, quase subindo a serra da Mantiqueira. Não precisei que me convidassem: eu mesmo falei que ia junto!

Seria novidade pra mim, porque não foi programado e eu não conhecia muito do Estado do Rio de Janeiro. 

Primeiro foi perceber que realmente não é longe, apenas algumas horas de estrada. Segundo que, ao chegar lá, foi um encanto: que lugar aprazível! O site de promoção turística diz que “a pequena Finlândia reproduz fielmente uma pequena cidade da Finlândia, e que também seria possível falar com o próprio Papai Noel que tem uma casa lá “(no período do Natal, claro).



Mas não é só isso. Muito bem cuidado, Penedo é um charme: hotéis, pousadas, ruas, pessoas, tudo bonito e muito bem conservado e limpo. Claro que o clima finlandês não dava pra ser reproduzido á risca, pois final de ano no país, ainda que na região serrana, faz muito calor. Sem falar no acesso fácil às cachoeiras e trilhas. Dá pra imaginar a Finlândia com uma floresta tropical?  Dá. Penedo faz isso.



O chocolate, os bares, as ruas enfeitadas, tudo lá é um convite para se conhecer mais, ficar mais, curtir mais. E os restaurantes? Comida típica brasileira, peixes, sorveteria típica finlandesa... Não consegui acreditar que havia um lugar tão especial, tão perto.

De São Paulo, dá pra chegar em Penedo pela Via Dutra. Itatiaia é o primeiro município fluminense depois da divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São pouco mais de 3 horas de estrada. Do Terminal Rodoviário do Tietê saem ônibus diariamente para Resende, com parada em Itatiaia.

Não conte com muita infra-estrutura para transporte público por lá, ainda que as distâncias não sejam grandes, Penedo é um pouco afastado do centro de Itatiaia, que é um município grande.

Há pousadas, hotéis e restaurantes para todos os bolsos. Penedo é uma ótima opção para quem conhece Campos do Jordão, por exemplo, mas quer algo mais intimista.

 Mais informações em:

http://www.penedo.tur.br/





0 comentários: