Ads468x60px

quinta-feira, 20 de março de 2014

Por que eu gostei de visitar o Castelo de Versailles

É verdade que as filas são longas e é preciso esperar de baixo do sol. Se você for visitar o Castelo de Versailles durante a alta temporada, dificilmente conseguirá escapar da fila, que costuma durar aproximadamente uma hora. Mas há também a opção de comprar o bilhete antecipadamente pela internet, o que pula a etapa de esperar para comprar o ingresso.

Parte do mobiliário do Castelo de Versailles
Vencida a fila, o turista, até mesmo crianças a partir de 8 anos, tem a opção de retirar gratuitamente um audioguia disponível em 11 línguas, inclusive em português: há em francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, russo, mandarim, japonês, português, coreano e polonês. Aí é só começar a visita e utilizar o audioguia para ter mais informações sobre as peças exibidas.

O Castelo de Versailles é bastante impressionante, especialmente se lembrarmos que teve gente que realmente viveu lá. O mobiliário é rico, a decoração, os acessórios, tudo é muito requintado. Um retrato histórico de uma época em que a riqueza e os excessos da monarquia só não eram maiores do que a pobreza do seu povo. 

Entre as salas que podem ser visitadas há, por exemplo, o Quarto do Rei e a Galeria dos Espelhos. Originalmente chamada de Grande Galeria, a Galeria possui 357 espelhos adornando suas paredes, além de lindos e grandes lustres. 

O Castelo é há 30 anos Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco e é um belo representante da arquitetura do século XVII e foi testemunha de cortes absolutistas e de uma Revolução.
Peça do mobiliário do Castelo

No mesmo terreno em que está localizado o Castelo de Versailles estão os magníficos jardins, o Grande Trianon e os domínios de Maria Antonieta, como o Pequeno Trianon e seus jardins. De acordo com funcionários, é necessário cerca de cinco ou seis horas para visitar calmanente todos os atrativos do local. Então é bom chegar cedo caso queira visitar tudo.

No site do Castelo de Versailles há uma sugestão de itinerário, levando em conta os horários que possuem um fluxo um pouco menor: Jardins e parque, das 9h às 12h. Châteaux de Trianon e Domínios de Maria Antonieta, das 12h às 15h e o interior do Castelo, a partir das 15h30 até o encerramento, que ocorre às 17h30 ou às 18h 30 na alta estação.

O ingresso para visitar somente o Castelo de Versailles custa 15 euros. Caso queira comprar o ingresso que permite visitar todos os seus domínios irá desembolsar 18 euros. Para comprar o bilhete antecipadamente, acesse o sitewww.chateauversailles.fr/preparer-ma-visite/toutes-les-informations/billets-et-tarifs.
Parte de um dos jardins, visto de dentro do Castelo
   
Chegar ao Castelo é bastante fácil. Partindo de Paris é só pegar o trem na estação Pont du Garigliano e descer na estação Versailles Rive Gauche. A viagem dura 22 minutos e os horarios podem ser consultados no site www.transilien.com. Da estação é só seguir o fluxo em uma grande avenida que vai desembocar no Castelo. 

Também há o ônibus Versailles Express, que parte da Torre Eiffel às 8h e às 14h e o retorno é às 12h30 e às 18h. No site http://www.versaillesexpress.com é possível comprar o bilhete, inclusive combinado com a entrada no Castelo. Somente a passagem de ônibus custa 29 euros. Combinada com a entrada que dá direito a visitar o Castelo e aos Jardins custa 44 euros. Nesta opção, crianças de 9 a 17 anos pagam 29 euros. Só a passagem ida e volta custa o mesmo preço dos adultos. Crianças menores de 9 anos não pagam em nenhuma das modalidades. 

A fila é grande, mas a beleza do local e história do local compensa a espera. E quanto ao papo de que os franceses são mal educados, acho que é apenas questão de sorte. Sempre fui muito bem tratada pelos franceses, mesmo falando em inglês com eles.

0 comentários: