Ads468x60px

domingo, 12 de janeiro de 2014

PIRENÓPOLIS - ENCANTO, CACHOEIRAS E HISTÓRIA

Cachoeira do Abade
Pire, para os íntimos, é capaz de reunir em único local o encanto de casarões de arquitetura colonial, a diversidade do cerrado brasileiro, em meio a Serra dos Pireneus, e a tranquilidade de uma pequena cidade, preservada por natureza. A cidade, próxima de Brasília e Goiânia, é famosa por suas dezenas de cachoeiras, abertas a visitação, e também por sua festa de Cavalhadas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
O pequeno município, de apenas 20 mil habitantes, tem uma arquitetura marcante. Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989. Possui um Centro Histórico com casarões e igrejas do século 18, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754).

Outros prédios significativos arquitetonicamente são o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, o Cine-Pireneus, em estilo art-deco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

Importante centro urbano dos séculos 18 e 19, com mineração de ouro, comércio e agricultura, ficou isolada durante grande parte do século 20 e foi redescoberta na década de 70, com a ida da capital federal para o Brasil Central.

Receptivo

Há dezenas de pousadas no município mas nem todas com qualidade adequada. Muitos casarões antigos que foram adaptados para essas hospedagem deixam a desejar em qualidade. Em compensação, há outras já bem profissionalizadas e com bom equipamento interno de lazer. Faça pesquisas na internet antes de realizar reservas para evitar desapontamento. 
Região de pousada em casarões

No centro também é possível encontrar agências de turismo que vendem pacotes para as trilhas, cachoeiras, parques e outras aventuras. Caso queira fazer seu próprio roteiro, um centro municipal de visitantes distribui mapas e dicas durante os sete dias da semana

Pire é marcada pela comida do interior, típica goiana. Pequenos bares e restaurantes são boas opções na região central. Há também diversas lojas de artesanato para levar uma lembrança da cidade.

Cachoeiras
A cidade conta com dezenas de cachoeiras e reservas ecológicas. Parte das cachoeiras estão em áreas privadas e tem de se pagar uma pequena taxa para entrada. Muitas delas possuem infraestrutura com banheiros, restaurantes e lojinhas de artesanato.

Os atrativos servem tanto para adultos quanto para crianças mas cada cachoeira tem seu diferencial. Na dúvida, visite o máximo que puder. Veja AQUI uma galeria de imagens

Atrações

Trilhas
O turista pode fazer ainda ecoturismo no Parque dos Pireneus ou uma atividade de trilhas mais pesadas na Cidade das Pedras. As Cavalhadas de Pirenópolis é mais uma das atrações do local. Trata-se de manifestação folclórica que retrata as lutas entre cristão e mouros e ocorrem 50 dias após a Páscoa.

O Canto da Primavera é um grande evento cultural do município e reúne eventos de teatro, cinema, dança, música. Em 2013, uma das atrações foi o show de Gilberto Gil.

Pire, recomendadíssima, seja para os desafios das trilhas ou para descanso nas paisagens das cachoeiras.

DISTÂNCIAS
Anápolis: 71km
Belo Horizonte 1.028km
Brasília: 150km
Corumbá de Goiás: 20km
Goiânia: 120km
Rio de Janeiro 1.430km
São Paulo 1.041km

Textos e fotos: Leandro de Jesus

0 comentários: